O problema chamado carnaval

O problema chamado carnaval


Odiar é uma palavra muito forte, eu sei, mas eu odeio o carnaval. Não o carnaval propriamente dito, pois o feriado e seus verdadeiros valores são legais; mas no que ele se tornou.

O carnaval de hoje em dia é um mix de hipocrisia, mulheres peladas, bêbados e multidão (não que eu não goste de mulheres peladas, mas a qualidade diminui muito nessa época). Muitos amigos dizem que eu ainda preciso ser apresentado ao verdeiro carnaval. O carnaval dos blocos de rua, das troças, dos verdadeiros foliões… Mas não tem jeito. Só de falar, já fico com vontade de me esconder. Sem contar que é uma época muito preconceituosa, pois se você não curte, vai ter ficar em casa mofando e vendo TV. Por isso procuro sempre ter idéias alternativas pra curtir meu feriado, sem ser um folião. Mas não existem idéias alternativas. Tudo está ligado ao carnaval. Shopping, cinema, bares, restaurantes… a maioria não fica à disposição. E quando ficam, eu não vou sozinho, né? Não sou tão Forever Alone assim.

O carnaval é a pior época do ano para quem odeia o carnaval. É a época que você leva mais sobradas. Você liga para um certo alguém, na esperança de conseguir companhia para seus programas alternativos, e ouve algo do tipo "Vou pra folia com a galera. Não vai não?". É o pior tipo de fora que existe: verdadeiro e sem direito de resposta. E acabo voltando a procurar, em vão, idéias longe do carnaval.

Tem uma coisa interessante no Carnaval que se chama "Pessoas". Elas parecem que perdem a memória durante essa época desgraçada. Como assim, Miguel? Vou explicar, começando pelas mulheres.

Durante o carnaval, a mulher parece que perde toda a integridade que levou anos para construir. Sabe aquele argumento de que 'Mulher não é brinquedo, pra você usar e jogar fora'? Parece que nada disso faz sentido durante o carnaval. Elas viram brinquedo dos homens, saem às ruas com roupas minúsculas e pegando geral. Conheço mulheres que não começam a namorar porque o carnaval tá chegando. Tem aquelas que entram na academia dois meses antes, só pra ficarem gostosas para o carnaval. Onde já se viu uma coisa dessas? Agora antes e depois, vai tentar dar um abraço nelas pra você ver. É uma frescura sem tamanho.

Tem também as pessoas que acham que você não gosta do carnaval porque é chato.
Sou de Recife/PE e os locais mais frequentados durante o carnaval são Olinda e Recife Antigo. De manhã, as pessoas sobem e descem as ladeiras de Olinda. De noite, vão assistir os showzinhos no Recife Antigo. Só que eu não gosto de nenhuma das opções. Não suporto Olinda nessa época e não sinto a menor vontade de assistir aos shows no Recife Antigo. Aí vários amigos chegam pra mim e perguntam "E aí, Miguel, não vai nem pro Antigo? Lá é mais calminho". Qual o problema de ser mais calminho? Eu não deixo de sair devido a falta de tranquilidade nos locais. Eu não vou porque realmente não gosto. O carnaval poderia rolar num mosteiro, no maior silêncio e tranquilidade do mundo, que eu não iria do mesmo jeito.

Eu poderia ter viajado pra longe da folia, mas esse ano meus planos não deram muito certo. O jeito então é continuar aqui, descansando e esperando épocas melhores. Não sou de desistir fácil, mas dessa vez eu tenho que assumir:

- Miguel, você perdeu, Playboy.

Playboy? Hum… Acho que acabo de ter uma idéia. Hehe...


Por Miguel Solano em Abrindo a Mochila

Um comentário :