Dia dos pais? Cadê meu pai?

Dia dos pais? Cadê meu pai?


Deu vontade de escrever, ainda mais que hoje é domingo, eu estou em casa sem fazer nada e hoje é, supostamente, o dia dos pais. Quando digo 'supostamente' quero dizer que meu pai deve ter esquecido disso, que hoje seria um dia pra ele ser pai e passar o dia com os filhos. Ele fez como todo domingo, veio, fez almoço, comeu e saiu pra casa da namorada que não nenhum tipo de bom senso ou consideração por nós. Ficou ligando e mandando mensagens durante todo o tempo em que ele esteve aqui... Mas que raio de dia dos pais é esse?



Pai (do latim patre; também chamado de genitor, progenitor, ou ainda gerador) é a figura masculina de uma família que tenha um ou mais filhos e assume o primeiro grau de uma linha ascendente de parentesco. Em uma família típica, o pai torna-se responsável pela educação e criação de seus rebentos e o sustento da família. Fonte: Wikipédia

Pra mim, ser pai é bem mais que isso. Ser pai é mais que colocar comida numa mesa ou pagar contas.
Ser pai é se fazer presente na vida de seus filhos, conhecê-los e colocá-los acima de qualquer coisa. Mas, infelizmente, isso não tem acontecido... Sinceramente, nem sei se um dia aconteceu. Lembro como se fosse hoje: aniversário de 19 anos, meu pai tinha trago um tapete pra casa no dia anterior e eu tirei ele da sala. No dia seguinte, depois de reclamar horrores, minha irmã diz da minha alergia a poeira e ele me responde que não sabia que eu tinha. 19 anos depois, dizer que não sabia...
Conto isso porque de tudo que já aconteceu, acho que isso foi o mais grave. Ou não. Agora ele deve estar lá, com a namorada e com a filhinha dela, bancando a família perfeita. Mas será que ele tem consciência do precipício que criou e insiste em aumentar entre ele e os filhos? Quem me ouve falar assim pode me julgar e me chamar de ingrato, como aconteceu mais cedo no twitter, mas é bem maior que isso. São anos de ausência e vivendo na mesma casa. Morreria por cada dos meus familiares, meu pai e minha irmã então, nem se fala. Mas me pergunto se ele seria capaz de fazer o mesmo. Queria que ele agisse como pai de verdade pelo menos uma vez na vida.
Sabe que enquanto eu procurava uma foto pra ilustrar um pai de verdade, eu senti um vazio tão grande. Um buraco enorme dentro do peito. Mas de uma coisa eu tenho certeza, já não penso mais tanto em vinganças. Minha vingança maior vai ser quando eu tiver o MEU filho e eu ser o pai que meu pai deveria ter sido. E quando ele ver o que ele perdeu, querer voltar para o passado e não poder.
Pra encerrar o post, uma música. Não, não vou colocar a música Pai aqui. Não acho que ele seja merecedor, apesar das coisas boas que já me fez, mas uma música que eu gostei...



Bom, é isso!! Até a próxima!!
Ass.: Rodrigo Santos

Um comentário :